Animações canceladas em janeiro de 2023

Animaletras
2 min readJan 24, 2023

--

Como a sua série animada preferida seria se tivesse terminado na primeira temporada?

Ao olhar para algumas das nossas animações favoritas — Steven Universe, Hora de Aventura, Avatar, Gumball — é difícil lembrar de como os personagens eram da primeira vez que fomos apresentados em comparação a como terminaram. A divisão por temporadas não é simplesmente uma questão prática, no sentido dos animadores precisarem de descanso entre lançamentos, preparação de roteiro, receber o feedback do público e etc, mas um recurso narrativo por si só. A cada temporada aprendemos mais do mundo, dos personagens e alavancamos a história com a trama principal da temporada ajudando a desenvolver trama da obra num todo. Certos twists, revelações e sacrifícios não tem o mesmo impacto se são feitos de modo prematuro.

É por isso que o cancelamento de tantas animações depois do lançamento da primeira temporada é tão frustrante, não só aos fãs, mas aos criadores. É uma pena ver tantas animações cheias de potencial tendo que interromper suas produções e isso levanta a pergunta: algum dia ainda seremos capazes de ter séries tão impactantes quanto as que discutimos previamente, com os projetos originais tendo cada vez menos espaço em meio a remakes e novas séries com personagens consagrados?

Será que as séries que essas séries consagradas chegariam até a última temporada se fossem lançadas hoje em dia?

E com esse gostinho amargo na boca nos despedimos de excelentes séries animadas originais que ficam sem final: Netflix cancelou esse mês Departamento de Conspirações e Guardiões da Mansão do Terror. HBO Max além cancelar ainda retirou do catálogo diversas animações originais como Infinity Train, As Poderosas Magiespadas, Pacman etc. A Disney+ cancelou A Casa da Coruja e Duck Tales, dois grandes favoritos das séries animadas da plataforma. E agora essas se juntam a diversas outras, que jamais vamos saber o que poderiam ter sido (como Midnight Gospel, Final Space, She-ra, Bojack e tantas outras). É especialmente difícil para as que tinham só acabado de introduzir o Lore e tinham todo o potencial para crescer. Muitos fãs ainda estão brigando para trazer alguns desses projetos de volta a ativa. Infelizmente, não é um mal exclusivo do cinema de animação, mas da cultura de streamings atual que não parece ter espaço para investir em nada que não seja um sucesso imediato.

--

--

Animaletras
Animaletras

Written by Animaletras

Um grupo de pesquisa sobre animação feito por alunos de Letras da UERJ e colaboradores

No responses yet