Aniversário do Rio de Janeiro com animações cariocas
Hoje a cidade maravilhosa completa 458 anos! A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro inegavelmente é influência do cinema nacional e internacional e hoje vamos apresentar algumas animações que trazem a cidade em destaque.
A primeira vez que tivemos a cidade em destaque em uma animação foi no filme “Alô, Amigos!” de 1942. É nele que somos apresentados pela primeira vez a Zé Carioca, o personagem feito pensando especialmente na representação do povo do Rio de Janeiro. O filme foi uma encomenda direta do governo estadunidense a Walt Disney, para que, durante a segunda guerra mundial, os países latino americanos pudessem ver os Estados Unidos como aliados e se juntassem a guerra. No filme, Zé Carioca apresenta o Pato Donald ao samba, sendo representado pelos clássicos “Tico Tico no Fubá” e “Aquarela do Brasil”, a última inclusive dá nome ao trecho brasileiro do filme. O sucesso da música em terras do Tio Sam foi tanta que “Aquarela do Brasil” se tornou a primeira música brasileira com mais de um milhão de reproduções nas rádios locais.
Todavia, por se tratar de um filme feito para apresentar os países latino-americanos, não houve espaço para apresentar a cidade propriamente. A cidade somente conseguiu o destaque que merece quase 70 anos depois, com o filme “Rio”, em 2011. O filme foi encomendado e dirigido pelo carioca Carlos Saldanha, que já tinha dirigido vários filmes na Blue Sky Studios. O filme acompanha Blu, uma arara azul que foi traficada aos EUA e volta ao Rio a convite do pesquisador Túlio (dublado em inglês e português por Rodrigo Santoro). Enquanto acompanhamos Blu conhecendo a cidade, somos apresentados a outras espécies de pássaros também ameaçados, trazendo luz a um problema tão ignorado pela população mundial.
A trilha sonora, mais uma vez, é um belo capítulo à parte. Composta por Carlinhos Brown e will.i.am (este, declaradamente apaixonado pela música brasileira), as canções trazem uma mistura de pop, samba e sons da floresta. Inclusive, “Real in Rio” foi uma das duas únicas músicas indicadas a Melhor canção original no Oscar de 2012. Na mesma edição, o filme também concorreu a melhor longa de animação. Infelizmente o filme perdeu ambas indicações.
A cidade maravilhosa é mostrada e exaltada mundo afora e merece todas as exaltações. Qual é sua animação favorita? Deixe nos comentários!