Dia Nacional da Libras

Animaletras
3 min readApr 24, 2022

--

Você sabia que a Libras é um idioma oficial no nosso país? Hoje é o Dia da Língua Brasileira de Sinais e vamos te contar um pouco sobre a importância dessa língua.

Antes de qualquer coisa, é importante explicar que a Libras é uma língua, e não uma linguagem. Muita gente acha que por ser gestual, línguas de sinais são linguagens, ou seja, apenas métodos de comunicação (como a linguagem corporal, por exemplo), o que desconsidera a existência de uma estrutura sistemática que comporta regras próprias. Tal como outras línguas de sinais, a Libras possui estruturas gramaticais assim como uma língua falada, como também um vasto léxico próprio (e não apenas sinais que representam as palavras do Português).

Para celebrar essa data, vamos falar sobre o primeiro desenho em Libras do YouTube, chamado “Min e as Mãozinhas”. Lançada em 2018, a animação foi idealizada pelo diretor Paulo Henrique dos Santos após conhecer uma menina surda e perceber que não conseguia se comunicar com ela. “Eu achei um absurdo ter uma brasileira do meu lado e eu não ter ideia de como me comunicar. Vi que há um grande despreparo da maioria para falar com os surdos”, disse o diretor em uma entrevista para o G1. O desenho é feito para crianças de 3 a 6 anos, e apesar de ser inteiramente em Libras, crianças surdas e ouvintes conseguem se divertir e se entreter com as aventuras de Min e seus amigos.

O episódio introdutório da animação mostra a primeira interação entre Min e seu amigo esquilo, que é outro personagem importante ao longo dos episódios. Inicialmente, o esquilo não sabe se comunicar com Min, mas não demora para que ele aprenda alguns sinais e os dois consigam desvendar o mistério que norteia o episódio: o aparecimento de pegadas desconhecidas. É muito interessante a forma simples como a língua é introduzida, e um não falante de Libras vai aprendendo junto com o esquilo e com os outros personagens.

É curioso observar que a animação enquanto formato traz diversas possibilidades para o ensino de Libras, como por exemplo a facilidade de enfatizar expressões faciais, que são uma parte significativa no idioma. Em “Min e as mãozinhas”, o desenho das mãos da maioria dos personagens também recebe destaque. O contorno dos dedos é bem claro para que os sinais sejam compreendidos sem dificuldade e até mesmo o Sol e a Lua têm suas mãozinhas destacadas, o que contrasta com personagens de outros desenhos — a mãozinha do Plâncton de Bob Esponja, por exemplo, é feita basicamente por um traço. Tal aspecto explica o título do desenho, o que enfatiza a maneira como a Libras funciona: com sinais feitos com as mãos.

O projeto é uma iniciativa inovadora e o desenho pode ser usado de maneira enriquecedora no processo de integração de crianças surdas e ouvintes. Ao mesmo tempo que cumpre o papel de representar a fala das crianças surdas, apresenta também alguns sinais para crianças ouvintes, criando uma ponte que engrandece a comunicação entre elas. Até o momento, o desenho tem 6 episódios e conta com uma arrecadação coletiva para continuar produzindo. Para conhecer mais sobre o projeto, é só procurar por “Min e as Mãozinhas” no YouTube!

--

--

Animaletras
Animaletras

Written by Animaletras

Um grupo de pesquisa sobre animação feito por alunos de Letras da UERJ e colaboradores

No responses yet