Animaletras
3 min readFeb 1, 2023

--

Resenha: Velma (2023)

“Velma" é uma série original da HBO+, produzida por Mindy Kaling (que estrelou em The Office e criou séries como “Eu Nunca” e “A Vida Sexual das Universitárias”) que gerou diversas polêmicas desde seu primeiro trailer. Tendo como premissa uma abordagem mais adulta de Scooby Doo, aos moldes da série animada da Harley Quinn, do mesmo estúdio, o show mostra uma história de origem da conhecida turma do Scooby Doo ainda na escola, na perspectiva de Velma Dinkley - uma adolescente sarcástica que tenta resolver assassinatos e sofre com visões atormentadoras que refletem sua culpa em relação ao desaparecimento da mãe.

A questão étnica do elenco foi polêmica como esperado: Velma passa a ter acesdencia da Ásia Meridional, Salsicha (que ainda não ganhou o apelido e é chamado de Norville) é negro e Daphne é asiática. A própria série faz piada sobre isso em seu primeiro episódio. Infelizmente, não são apenas os fãs saudosistas que se incomodaram pelas mudanças: criadores de conteúdo da mesma etnia que Velma acusam Mindy Kaling de uma representação estereotipada, com o tom da série mais tirando sarro de meninas dessa comunidade do que as empoderando (desde o primeiro episódio Velma é taxada como “uma perdedora, feia e peluda demais”, de acordo com falas dos outros personagens). Transformar Salsicha, o único personagem da turma associado ao uso de drogas em um homem negro também é questionavel (apesar de na nova série ser parte da piada ele ser anti drogas), ainda mais por nos primeiros episódios ele servir como um interesse romântico inviável (ele tem uma crush em Velma e ao tentar lhe contar ela apenas ri).

O romance, inclusive, é um grande ponto negativo: Fred e Daphne começam como um casal, Salsicha gosta de Velma, mas seus avanços são ridicularizados e a protagonista parece inicialmente se sentir atraída por Fred. Ainda sim, no segundo temos um beijo entre Velma de Daphne (que até então eram inimigas/ex melhores amigas), no meio da temporada Fred passa a se interessar por Velma e ele e Daphne nunca realmente terminam seu relacionamento inicial. Tudo é corrido demais e não recebe o cuidado merecido, ficando sem um desenvolvimento coerente porque acontece entre momentos de ação, mistério e comédia.

Um ponto em que todos os críticos à série parecem concordar é que "Velma" não parece funcionar como uma adaptação de Scooby Doo. Os personagens estão desconectados demais das personalidades originais e parecem apenas se vestir como os que já conhecemos. O humor mais ácido e edgy também não parece combinar e se baseia principalmente em exagerar ou contrariar as ideias que temos dos personagens amplamente conhecidos e meta comentário. Algumas piadas até poderiam ser engraçadas se não fossem usadas até a exaustão.

Alguns pontos positivos são a equipe de dublagem original, que faz um excelente trabalho mesmo com um roteiro duvidoso e os animadores, que fazem algumas piadas visuais interessantes, movimentos fluídos e trazem um visual incrível principalmente nas cenas de alucinação.

De forma geral é uma pena, porque o show tem uma premissa interessante que se beneficiaria muito de ser uma série original.

Damos até então, 2/5 pipoquinhas até agora, mas veremos até o fim para fazer uma avaliação geral da temporada depois. E vocês? Estão assistindo "Velma"? O que acharam?

--

--

Animaletras

Um grupo de pesquisa sobre animação feito por alunos de Letras da UERJ e colaboradores